quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Drama do trabalho feminino. Ou das mulheres modernas???



Uma das curiosidades que tenho é sobre a postura profissional e concorrência entre homens e mulheres do ponto de vista europeu.
Pode parecer bobagem, mas as mulheres sofrem com algumas pressões que são impostas às vezes involuntariamente pelas pessoas.
Se você está duvidando do que estou retratando, então aí vai:
- Quando uma mulher recebe uma promoção, e seu superior é homem, o que as pessoas falam?
- Do ponto de vista da sociedade a mulher tem que ser frágil e boazinha, e se não o for, quais os pontos de vistas e situações são levantados?
Pode parecer bobagem tudo isso, mas temos que estar o tempo todo reafirmando para as pessoas que somos capazes, confiantes, etc....
Só que tenho de admitir, muitas vezes, na ânsia de sermos prestativas, nos colocamos em algumas situações que as pessoas julgam nossa competência. Por exemplo:
- Seu superior gostaria de um café, e você não é a secretária dele, mas mesmo assim se ofereceu para pegá-lo. Nesse simples momento, você pode estar modificando a forma de encarar você. Como assim? Ele poderia pensar que se você aceita executar tarefas de certa forma consideradas "inferiores", teus subordinados farão de você uma empregada.
Acha bobagem? Tenho mais situações:
- Se você procura fugir de uma situação de confronto, muitas vezes, aos olhos de outras pessoas, não tem liderança, firmeza em suas ações.
- Se você procura ser humana, pode ser julgada que não tem pulso firme.
E por aí vai.... Por isso, cuidado com coisas simples que você faz no seu dia-a-dia, elas podem ser decisivas para um sucesso ou fracasso.
Como as relações trabalhistas na Europa são encaradas de forma diferente, fico curiosa para saber se as situações se aproximam dos nossos parâmetros.
Estou curiosa.


Bjs!

Nenhum comentário: