segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Você tem preconceito de si mesmo??




Olá pessoal, tudo bem?

Não, não acordei no programa do Mário Bastos ou Professor Marins!

O que me chamou atenção sobre o tema foi uma conversa que tive ontem com um colega da faculdade, esperando o horário do ENADE.

Meu colega comentou que está desempregado, e que várias empresas o chamam para entrevistas. Perguntei quanto a aceitação da faculdade que fizemos, e ele não disse estar sendo impedimento profissional para ele.

Eu também senti isso, ao procurar locais para lecionar, por exemplo, e me lembrei que eu sou a principal pessoa que tem preconceito qunato à minha formação.
O problema é que nos comparamos aos demais, e esquecemos de olhar para a realidade. Ficou confuso? O que estou falando é: sempre me coloquei um degrau abaixo, por não ter cursado uma USP, Unicamp ou ITA, por exemplo.

Mas, verifico que hoje é bobagem. Ao contratar pessoas e conversar com os que contratam, sei que tenho meus diferenciais, e que não ter estudado em uma faculdade considerada "top" não me trava profissionalmente. Eles contratam o profissional, não a graduação.

Aí penso em quantas coisas deixei de tentar por achar que não poderia conseguir. Será que você também não fez o mesmo?

Será que a viagem está me deixando mais corajosa ou estou simplesmente amadurecendo?
Te convido a pensar sobre isso. Você já teve vontade de fazer algo que nem tentou?
Acho muito engraçado quando conto para as pessoas sobre a viagem que vou fazer. As pessoas olham para mim e dizem: Mas, você é rica né? Você pode!

Nesse momento penso que elas enxergam muito superficial as coisas, e que essa minha cara de "patricinha" deve confundi-las. Também me acho no direito de não ter que contar para todo mundo que já morei em um barraquinho de madeirit, e que passei por poucas e boas quando decidi sair de casa. Não acho bacana também dizer que se fosse rica usaria roupas de marca e não teria de trabalhar 64 horas por semana, dividida em dois empregos.

Muito menos que as coisas que elas enxergam foram pagas a muito custo, e que R$ 10,00 podem faltar para completar a parcela da viagem deste mês. Também não gosto de explicar para todo mundo que o meu namorido é quem está segurando as pontas em casa enquanto arco com as altíssimas parcelas que a crise nos impôs.

Mas, tudo isso é superficial, foi um desabafo. O importante é tentar. E vejo te convidar a fazer um desafio consigo mesmo, de tentar fazer algo diferente por você.
Você pode quebrar a cara, mas se tornará muito mais confiante, acredite.

Procure fazer o que gosta, o que tem vontade, e o que irá acrescentar coisas boas.


Bjkas a todos e boa semana!


Mel

Um comentário:

Vinicius disse...

Olá, esse post já esta para fazer aniversario, mas encontrei seu blog a pouco tempo e estou lendo ele desde o inicio.

Concordo com oque vc falou sobre fazermos algo diferente por nós e que com isso acabamos tendo um crescimento.

hj estou na fase que vc passou a 1 ano, planejando minha viagem, guardando dinheiro e me preparando para esse novo desafio e pretendo enfrentar no começo do próximo ano.

continue escrevendo...