segunda-feira, 31 de março de 2008

"Balanço" do mês de Março

Bem, quando se tem uma meta, se começa a contar o tempo que falta para o objetivo ser alcançado.
Comigo não poderia ser diferente, e o mês de março "já era". Faltam apenas 17 meses para minha ida a Londres...rs...
No sábado, visitei a ExpoBelta e conversei com a empresa que pretendo fechar o intercâmbio. Conversa vai, conversa vem, e recebo a proposta de além do curso de inglês, estar fazendo uma pós-graduação.
Poxa, aquilo me balançou.
Passar um tempo no exterior e voltar fluente no inglês com certeza já me satisfaria. Mas, fazer uma pós excede as minhas expectativas.
Meu namorido tem me apoiado bastante, inclusive em estender minha estadia para de 3 meses para 6 meses, e agora para 1 ano, pois voltarei com o inglês fluente e um diploma.
Fico muito feliz com o apoio, pois sem ele não sei se conseguiria passar tanto tempo longe (para mim é bastante). E sei que se surgisse a mesma oportunidade para ele, no momento em que estamos, também o incentivaria.
Tenho esperança que ele tire férias e fique um mês lá comigo, para a distância seja somente 11 meses eheheh...
Também vou sentir saudades da família, dos amigos, mas sei que ficarão contentes com essa minha realização.

T+!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Para rir....

Um amigo meu, logo que chegou em Londres, conseguiu uma vaga pra entregar panfletos. Como não sabia falar inglês, só falava o básico do básico, quando alguém aceitava o tal panfleto ele sem saber o que falava, dizia em seguida, "thank you, forget me", depois de algum tempo ele ficou sabendo que forget-me e esqueca-me.

Um Outro caso bem legal, fui acompanhar um amigo Courrier, e ele entrega as malas que se extraviam nos voos, quando ele chegava na porta do prédio, usando ou o interfone ou o proprio celular ele dizia para o proprietário da bagagem, "I BRING YOUR BAG, CAN *I* TAKE HERE *UPSTAIRS*"

Retirado do site: http://www.oilondres.com.br/aconteceucomigo.htm - Nicson

Dica de um brasileiro que está em Londres

Em Londres a diferença entre o que você pode economizar e o que você acaba pagando inadvertidamente é enorme.E nem entro na questão das promoções, que realmente são boas. Se você espera o momento certo, acaba pagando muitas vezes algo como 80 por cento mais barato! Sim, isso mesmo, descontos realmente descontados! É só esperar passar a novidade ou o lançamento.
A mobília? Você encontra tudo na rua. Os ingleses são muito consumistas e tão logo compram um novo sofá ou uma nova tv de plasma último modelo que você não tem como não comprar ou estará assinando seu atestado de pária, eles largam o eletrodoméstico antigo na rua. E você só precisa carregar o dito cujo para o seu lar.
Roupa? É só ir numa loja de caridade de bairro chique (tipo Oxfam). Eles vendem livros, utensílios domésticos e roupas de segunda mão. Mas nada de roupa de defunto em brechó de hospital. Nessas lojas você encontra vestido Versace, sapato Calvin Klein, bolsa Donna Karan, terno Armani, que algum ricaço usou meia dúzia de vezes e se desfez - num arroubo de bons sentimentos / bom karma, ou simplesmente pra renovar o guarda-roupa com a nova coleção (lembre-se: aqui não é essa coisa pouca de duas coleções como em terras tupi; aqui tem primavera, verão, outono e inverno bem diferenciadas). E todas essas roupas por algumas poucas libras. Mesmo em lojas normais você encontra roupa boa e bonita por muito pouco.
Comida. Uma refeição em um restaurante decente (nada de coisa chique) encheria sua geladeira com comida para uma semana (coisa de 20 libras). Isso porque supermercado é barato - alguns produtos custam menos ainda que no Brasil, mesmo em termos absolutos. E se você não for muito exigente, pode sempre comprar as comidas nas promoções, que mudam toda semana - o que é bom, porque você vai variando o cardápio e não enjoa. Ora, se não ligar muito para isso, pode ir na sessão de "clearance" e pegar as comidas por menos da metade do preço normal, porque essas são "ou leva logo ou vai pro lixo". Não, nada estragado, me apresso em adicionar. O que esse pessoal menos quer é um processo por intoxicação alimentar nas costas - isso é uma possibilidade real por essas bandas.
E tem muitas outras coisas que são de graça mesmo: você visita museu de graça, você faz sua carteirinha da British Library de graça, você pode ficar membro da biblioteca do bairro, só provando que você é você, sem desembolsar um tostão. Aí você pode emprestar livros, dvds ou cds (sou membro da de Westminster, que me dá o direito de pedir livros em 12 outras bibliotecas interligadas). E eles te deixam usar até uma hora internet por dia!
Nem fui me cadastrar no meu GP, o médico local que atende a galera do bairro. De graça. Serviço odontológico, idem. Ora, é possível ir no community centre local e ter vários benefícios. Para pais, filhos, desempregados, deficientes, minorias, doentes... sempre tem algo para sua categoria, seja ela qual for. Academia de graça, descontos em transporte público, casas de graça dependendo do caso, incentivo pra isso, incentivo pra aquilo, e por aí vai. Não sei nem da metade dos direitos que se tem por morar aqui - sem precisar ser inglês, diga-se de passagem.Aliás, por falar em passagem, viajar é baratíssimo. Quer ir pra Varsóvia? 20 libras. Berlin? 12 libras. Eu pago mais no metrô do que em avião.

Retirado do site: http://flushbacks.blogspot.com/2007/08/o-custo-de-vida-em-londres-e-lavanderia.html

Museus, aproveitem que é de graça!

Londres possui alguns dos melhores museus do mundo, e o melhor de tudo é que a grande maioria deles é de graça e, quanto muito, terá apenas de pagar se quiser ver alguma das suas exposições temporárias. Entre eles, merecem destaque todos os que tiveram a habilidade, e a possibilidade, de se reinventarem, como é o caso do Victoria & Albert Museum (ver caixa), da Tate Britain (Millbank SW1), que pôde voltar à sua função primordial depois da abertura da Tate Modern, do British Museum (Great Russell St. WC1), que inaugurou em finais de 2000 o Great Court projectado por Norman Foster, ou até da Somerset House, um dos mais belos edifícios históricos do Strand, que alberga agora duas valiosas colecções, cujo pátio central já se tornou um ponto de encontro.

Retirado do site: http://www.rotas.xl.pt/1203/310.shtml

quarta-feira, 26 de março de 2008

Valeu primeiroamigo!

Olá pessoal!
O Ronald do site primeiroamigo me passou dica de dois sites que podem ajudar quem vai a Londres com acomodação e trabalho:

gumtree.com
jobcentrelus.gov.uk

Valeu pessoal do primeiroamigo!

terça-feira, 25 de março de 2008

Orçamento básico para estudantes

Londres é uma cidade cara, e para se dar bem você tem que saber como usar seu dinheiro da maneira mais inteligente possivel. O primeiroamigo.com pensou nisso e desenvolveu um orçamento básico para sua sobrevivência na cidade, lembre-se que tudo é calculado por semana pois assim você não desperdiça seu precioso dinheiro.
cotação do real para a libra = R$6,00 compra £1
AluguelEscolaAlimentação Transporte
£70 single room*£36 - 15 horas semanais**£25 compra em Mercado local £20 ônibus e metro***

Total £151 por semana = £604 por mês = R$3500 mensais
*Londres oferece diferentes tipos de acomodação. Vale a pena lembrar que na maioria das vezes nada comparado ao Brasil. Tudo em Londres tem muitos anos, inclusive as casas com seus 200 anos de história. Um quarto para alugar com o valor de £70 libras semanais não é nada extraordinário, básico e muitas vezes muito longe do centro onde todos queremos estar. Achar um local bom para morar e essencial, melhores informações na seção Onde e Como Morar.
**Esse valor é com desconto, para aqueles que pagam a escola por um ano. Essa escola atenderá sua necessidade principal, aprender o inglês, Londres oferece centenas de escolas, cada uma delas com um diferencial para chamar sua atenção. Tome cuidado na hora de escolher uma delas, você precisa de inglês e é isso o que você estará pagando, o resto é propaganda. Mais um fator muito importante sobre escolas de inglês é que exitem muitas escolas baratas espalhadas pelos quatro cantos da cidade, lembre-se que essas escolas estão atras do seu dinheiro e nem um pouco interessadas no seu futuro. Várias escolas já fecharam as portas deixando seus alunos e professores sem nada. Melhores informações na seção Onde e Como Estudar.
***Esse valor é para você andar de ônibus e metrô a qualquer hora e quantas vezes você quizer dentro das zonas especificadas. O metrô só funciona até a meia noite, após isso você terá os ônibus noturnos, usados por quase todos. Esse valor pode variar muito dependendo em que zona você mora e também se você é estudante ou não, pois quem é estudante tem 30% de desconto no transporte público em Londres.

Retirado do site primeiroamigo

segunda-feira, 17 de março de 2008

A decisão por um destino de intercâmbio é bem difícil... demorei algum tempo, pois são tantas opções, que nos deixam perdidos...
Optei pela Inglaterra por ser o berço da língua que quero aprender, então no meu ponto de vista aprenderei da forma culta.
E a escolha de Londres foi por ser uma cidade multi-cultural, com preço mais acessível que Oxford e Cambridge, e com várias opções de estudo. Também percebi que a diferença social existe, mas que todos se respeitam. Vai ser um choque no clima, nas pessoas e cultura, ou seja, estarei saindo de tudo o que conheço e tenho segurança, para ir à um local onde não falo muito bem a língua, e não tenho apoio. Tenho certeza que será interessante e crescerei bastante com isso.
Minha dúvida agora é de qual a quantia necessária para se viver em Londres? Quais os gastos com alimentação, transporte e moradia?
Vou pesquisar melhor e assim que tiver alguns cálculos irei postar aqui.
Boa semana!

quinta-feira, 13 de março de 2008


Trem

Um dos meios de transporte muito utilizados na Inglaterra é o trem, e cerca de 15.000 circulam diariamente.
Os trens britânicos distinguem-se pela pontualidade, comodidade e rapidez. Os intercity costumam partir das principais estações, com muita frequência (em alguns casos cada meia hora).
Os trens contam com vagões de primeira classe, 50 % mais caros, ou classe estandar. Pode-se encontrar passagens com tarifa reduzida dependendo dos dias e as horas da viagem. É conveniente reservar passagem na época estival.
Existem vários cartões desconto como a "BritRail Pass", para circular pelo país todo, o "Rail Rover", que permite viajar sem limite dentro de uma região determinada ou o "Young Person’s Railcard", com descontos para pessoas menores de 26 anos, pelo que é aconselhável informar-se previamente sobre elas.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Coisinhas que descobri sobre Londres

- 47% da população está entre 16-44 anos
- As estações são bem definidas, e o tempo é inconstante durante o dia, podendo ir a extremos... por isso, saia por lá sempre com um casaco! Estações: Outono-Inverno: de Setembro até Fevereiro, Primavera-Verão: de Março até Agosto
- Há 200 museus
- 30% da área é dedicada a áreas verdes e parques, e eles adoram almoçar e praticar esportes nessas áreas
- Eles são cabeça aberta, aliás, para viver em uma cidade cosmopolita tem que ser mesmo: são falados 250 idiomas por lá
- Londres tem vôos direto para 50 países
- Valorizam muito os direitos humanos
- No horário de pico, os transportes são lotados e há congestionamento em algumas áreas
- Londres é famosa por ser uma cidade segura, sendo que sua criminalidade não ultrapassa os 2%
- O sistema de transporte deles é composto por metrô, trens, ônibus e táxis. Alguns me disseram que o metrô deles é um lixo, e que os trens fedem urina.
- Oxford Street é a rua mais movimentada da Europa, com 200 milhões de visitantes ao ano e com um movimento de 25 bilhões de reais
- Fotos 3x4 por lá são caras, se for para lá, leve daqui!

Ditados populares e gírias

Is we in the tape "É nós na fita!"
Noboby deserve! "Ninguém merece!"
Go comb monkeys! "Vá pentear macaco!"
Do not come that it does not have. "Não vem que não tem"
Ironman home, wood stick ... "Casa de ferreiro, espeto de pau"
This is dough* pasta! "É massa!!"
But it will be the Benedit! "Mas será o Benedito!"
Stick* wood on the machine!!! "Pau na máquina"
God writes right for pie lines "Deus escreve certo por linhas tortas"
The cow went to the swamp. "A vaca foi pro brejo"
Tea with me. I book free your face. " Xá comigo. Eu livro sua cara"
Did the coin fall down? "Caiu a ficha?"
Go see if I am in the corner! "Vá ver se eu to na esquina!"
In blind world, who have an eye is king... "Em terra de cego quem tem um olho é Rei.."
It worth Is much more one bird on hand that two birds flying... "É melhor ter um pássaro na mão do que dois voando"
Where the cow goes, the ox goes behind. "Onde a vaca vai, o boi vai atrás"
Ops, gave Zebra! "Ops, deu zebra!"
Let's do a little cow. "Vamos fazer uma vaquinha"
With me nobody can! "Comigo ninguém pode!"
Son of fish, little fish is ... "Filho de peixe, peixinho é..."
They are trying to cover the sun with the sieve. "Eles estao tentando cobrir o sol com a peneira.
At this highness of the championship... "Nessas alturas do campeoanato.. "
I played stones on the cruise. "Eu joguei pedra na cruz."
Turn to see ships. " A ver navios."
Kind like that!!! "tipo assim"

Retirado de: http://www.london.theblog.com.br/ditadospopupalares.htm

Sem choro nem vela...

É pessoal, não tem jeito... vou ter que mudar meus planos de ficar 3 meses em Londres para 6 meses... Pois acho muito mais difícil me desenvolver sem trabalhar, afinal Londres é uma cidade cosmopolita, e muitos reclamam que o que menos se houve lá é falar inglês.
Trabalhando, vou ter contato com os nativos, e aí irei aprender de verdade.
6 meses vai ser bastante tempo para mim, a saudade vai bater forte, mas algumas oportunidades são únicas, não é mesmo?
Tem algumas expressões que peguei no site www.oilondres.com.br e vou compartilhar com vocês:

"It's raining cats and dogs outside!" Isso quer dizer que está chovendo muito lá fora.
“sick as a parrot” (doente como um papagaio), usada para quando uma pessoa está mal do estômago e vomitando muito
"kill two birds with one stone" matar dois pássaros com uma cajadada só"
“the weather is good for the ducks” está chovendo muito… (o tempo está bom para patos)
“ put the cat out of the bag” (tire o gato da sacola), está te pedindo para contar o segredo
"skeleton in the cupboard" significa que a pessoa tem um grande segredo, provavelmente um escândalo, muito bem guardado

segunda-feira, 10 de março de 2008

OLÁ

Olá pessoal, tudo bem??

Esta é minha primeira postagem, e quero dizer que a intenção deste blog é compartilhar idéias e experiências de pessoas que fizeram ou farão um intertcâmbio...
Quanto ao destino, esse tem sido o mais difícil para mim....
Inicialmente pensei no Canadá, mas descobri que não poderia trabalhar por lá...
Dos destinos mais baratos e que eu posso trabalhar, vi a Nova Zelândia e Austrália... A Nova Zelândia parece ser bacana, mas ouvi dizer que o sotaque lá é meio estranho...
Por fim, a Inglaterra seria o intercâmbio que mais me agradaria, e estou realmente pensando em ir para lá...
Aí vem outra questão: que cidade? Oxford? Cambridge? Londres? Pelo custo creio que ficaria com Londres mesmo....
Só que descobri que um intercâmbio de 3 meses, que é o que estava pensando em fazer, não posso trabalhar... aí realmente é complicado, pois sei que me desenvolveria mais se pudesse estudar e trabalhar....
Vou continuando com essa busca, as novidades eu vou postar aqui....
T+!