segunda-feira, 27 de abril de 2009

TWAS oferece bolsas em países em desenvolvimento - Há oportunidades para doutorado, pós-doutorado e pesquisa avançada

Estão abertas as inscrições para mais de 280 bolsas de estudos oferecidas pela TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento) para pesquisadores que desejam cursar o doutorado ou o pós-doutorado ou realizar pesquisa avançada em países em desenvolvimento. Também há oportunidades para que pesquisadores visitantes seniores realizem visitas de curta duração à China e à Malásia.

As bolsas são oferecidas em cooperação com agências e organismos nacionais de ciência e tecnologia, universidades e centros de pesquisa. O Brasil participa da iniciativa por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Além do Brasil, os países participantes do programa da TWAS são China, Índia, Malásia, México e Paquistão. A primeira restrição à participação é que os interessados não podem se candidatar para bolsa em seu próprio país. Também serão considerados inelegíveis candidatos que já residam no país almejado para estudar. Os demais critérios são específicos de cada país.

Critérios de candidatura

Como os critérios são diferentes para cada país, os interessados devem consultar, no menu à direita, os programas e bolsas mais adequados às necessidades de sua pesquisa. Depois disso, o candidato pode consultar todas as instituições anfitriãs que participam do programa no país selecionado.

Isso é importante porque, para todos os casos, é necessário que o candidato tenha em mãos uma carta de aceite da instituição anfitriã. Para obtê-la, ele deve submeter à instituição onde pretende utilizar a bolsa uma carta de apresentação, seu currículo, a proposta de plano de trabalho e o modelo de carta de aceite que se encontra nos formulários de candidatura do site da TWAS.

Depois disso, é hora de preencher o formulário de candidatura e enviar todos os documentos para o TWAS Fellowships Office, no endereço fellowships@twas.org. A documentação só será aceita se estiver, exclusivamente, no formato MS Word, num único arquivo com extensão Zip ou WinRAR. Alguns programas exigem que a candidatura seja enviada também para a agência ou organismo parceiro do país anfitrião.

Após o processamento eletrônico, o candidato receberá a confirmação oficial do recebimento dos documentos. As bolsas terão início no ano seguinte ao da candidatura.


Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17626

domingo, 26 de abril de 2009

Inaugurado novo Visto de Estudante - Tier 4 no Reino Unido

No último dia 31/03, o Tier 4 - que é a categoria de estudantes - foi inaugurado no Sistema de Pontuação do Reino Unido, apesar do grande atraso nas aplicações em várias embaixadas importantes no exterior.

Ainda há perguntas sobre como as seções de visto irão tratar casos de aplicantes que submeteram seus formulários online, mas ainda não conseguiram marcar suas entrevistas para efetuar o pagamento e prover os dados biométricos. Há vários casos de reclamações em relação e esta dificuldade.

O Tier 4 é o último estágio da introdução do Sistema de Pontuação de vistos, novo programa desenvolvido pelo Agência de Imigração do Reino Unido (UK Border Agency - UKBA) que começou há 18 meses.

Para ser classificado ao visto, o estudante necessita somar, no mínimo de 40 pontos. Destes, 30 podem ser obtidos através da Carta de Aceitação em que a instituição de ensino confirma a matrícula do aluno. Os outros 10 devem ser adquiridos com a comprovação de que o aluno possui fundos suficientes para se manter no Reino Unido, durante o período do curso, sem depender de ninguém e nem precisar trabalhar.

De acordo com o 'Guia para o Tier '4, recentemente publicado e disponível na no website do UKBA (http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/
pbs/Tier4migrantguidance.pdf), o estudante que quiser ir para Londres precisa apresentar um extrato bancário, de um conta pessoal sua, com o valor de 800 libras mensal, para 9 meses, mais o valor total do curso. No caso de outras cidades, o valor mensal desde para 600 libras.

A aplicação do visto de estudante neste novo sistema deve ser mais direta e fácil, porém há complicações. Os requerimentos estão bastante objetivos e claros, porém os fundos apresentados devem estar na conta bancária pessoal do estudante por pelo menos um mês antes da aplicação.

Para saber mais detalhes procure uma agência séria para maiores informações.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fundação Ford está com inscrições abertas



Estão abertas as inscrições para a Seleção Brasil 2009 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa - IFP). A iniciativa oferece bolsas de mestrado (por até 24 meses) para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social. As oportunidades são para cursos no Brasil e no exterior. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 25 de maio de 2009.

As oportunidades destinam-se a profissionais que pretendem continuar estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. Para participar, é preciso ter o diploma da graduação com comprovado desempenho acadêmico, experiência em trabalhos comunitários ou voluntários e, ainda, ter residência permanente no Brasil.

O Programa é implementado em diversos países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia - locais onde a Fundação Ford atua. No Brasil, a iniciativa, além de atentar à igualdade de gênero, destina-se prioritariamente a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil ou provenientes de famílias de baixa renda e pouca escolaridade.

É vedada a participação de ex-bolsistas do IFP, de pessoas já matriculadas, inscritas ou que cursem mestrado, de profissionais que já disponham de doutorado ou que tenham iniciado o curso antes do 2º semestre letivo de 2007.

A bolsa exige dedicação exclusiva aos estudos, sendo incompatível com atividade remunerada, com exceção para atividades acadêmicas relacionadas ao projeto de dissertação ou tese em situações específicas e mediante aprovação prévia.

Além da bolsa de estudos, os selecionados contam com apoios diversos. Aqueles que ainda não estão matriculados na pós-graduação podem contar com assistência para a inscrição no processo de seleção. E, quando necessário, o programa apóia a participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e de aperfeiçoamento para elaboração de projetos. Há auxílios também para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas.


Processo Seletivo

Os candidatos interessados em participar do IFP 2009 devem acessar o site oficial do programa e fazer o download do Caderno de Instruções da Candidatura 2009. Lá estão todas as regras do processo seletivo. Em seguida, o candidato deve preencher e enviar o Formulário para Candidatura 2009. Também disponível para download, deve ser enviado em duas cópias, exclusivamente por correio, à sede da Fundação Carlos Chagas, no seguinte endereço:


Fundação Carlos Chagas
Programa Bolsa
Av. Prof. Francisco Morato, 1565
Jd. Guedala- São Paulo/SP
CEP : 05513-900


Junto com o Formulário de Candidatura devem ser anexados o pré-projeto de dissertação (com, no máximo, dez laudas), o currículo (no formato que consta no Caderno de Instruções para Candidatura) e o comprovante de atuação em programas, trabalhos ou atividades comunitárias, voluntárias ou militantes. Além disso, são exigidas cópias do histórico escolar da graduação, da carteira de identidade, da certidão de nascimento e da declaração do imposto de renda e duas fotos coloridas, em formato de passaporte, datadas e identificadas com o nome do candidato no verso. É preciso enviar, ainda, cartas de recomendação de um professor e de um profissional.

A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento. A comissão nacional fará a indicação para o ingresso do candidato no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. A decisão final será tomada pela Secretaria Técnica do Programa, com sede em Nova York, nos Estados Unidos.

Os bolsistas são selecionados com base em seu potencial acadêmico e de liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. Os selecionados poderão cursar programas de mestrado em qualquer área do conhecimento, desde que relacionada aos interesses e objetivos da Fundação Ford, que visam fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e, ainda, promover o desenvolvimento humano.


Áreas prioritárias

Os pré-projetos devem estar relacionados a um dos campos de atuação da Fundação Ford listados a seguir:

Formação de recursos e desenvolvimento comunitário
- Desenvolvimento comunitário
- Financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica
- Qualificação da força de trabalho
- Meio ambiente e desenvolvimento

Conhecimento, criatividade e liberdade:
- Artes e cultura
- Educação e Ensino Superior
- Mídia
- Religião, sociedade e cultura
- Sexualidade e saúde reprodutiva

Paz e justiça social:
- Sociedade civil
- Governo
- Direitos humanos


O programa

No Brasil, são realizadas seleções anuais. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.programabolsa.org.br, pelo e-mail programabolsa@fcc.org.brou com a Fundação Carlos Chagas pelo telefone 11-3722-4404.

Second chance



Imagine se você pudesse mudar algumas coisas na sua vida, permanecendo o que você já conseguiu na sua vida.

Como se você fosse o bonequinho do Harvest Moon, que quando tem o filho você recomeça o jogo, só que mantendo todas as suas conquistas. Ou seja, você muda o seu emprego, seu estudo, sua forma de viver, e permanecem ali a pessoa que você ama, a casa, a família. Seria interessante, não é mesmo?

Se você conseguiu compreender o que estou falando, acabou de perceber o que uma pessoa que está prestes a passar um bom tempo em Londres se sente.

Parece que você está recomeçando o jogo, está tendo uma segunda chance. E quanto mais próximo vai ficando, mais as coisas dentro de você irão mudando.

As coisas que antes você tolerava não são tão toleráveis assim. O que era ruim pode ter se tornado muito bom. Você olha para algumas coisas do seu dia-a-dia e ela não faz mais sentido, pelo contrário, até te irrita.

Mais profundo ainda, você vê que algumas pessoas que dizem que te ajudaram, fizeram algo parecido com isso porque isso revertia em benefício para eles mesmos. Em compensação, pessoas que não te prometeram nada, mas fizeram algo por você acabam tendo um valor imenso.

Não sei se é o nervosismo, ansiedade ou se realmente você mudou.

Boa semana e bom feriado!


Bjs!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

National Insurance Number

Olá pessoal, tudo bem??

Quem pretende trabalhar no Reino Unido, precisa conhecer esse termo, com certeza!

Trata-se do número do seguro social deles, e para se conseguir um trabalho ele é necessário.

O mais interessante, é que para você tirá-lo você tem que estar trabalhando, eheheheh...

Funciona assim: você começa a trabalhar, e solicita ao seu empregador uma formal letter descrevendo a sua função e carga horária, além de ser necessário constar detalhadamente os dados do local onde você trabalha: endereço, telefone, nome do responsável e a assinatura dele (pode ser gerente, diretor, etc..)

Segue o passo-a-passo de como tirá-lo, e essas infos foram tiradas do site: www.dicasdelondres.com:


O que fazer?
Se você arrumou trabalho e precisa do número do NI, explique para o patrão que vai arrumar um o mais rápido possível. Para o processo ser mais ágil, peça a ele a carta. Agora, o primeiro passo é descobrir o endereço do Departamento de Trabalho e Pensão (Department for Work and Pensions) da sua área, ligar para eles e agendar uma entrevista para pedir o NI. E não se preocupe com a entrevista, que é apenas uma formalidade para confirmação de dados.


E se eu não falo inglês?
Caso ainda não domine o inglês ou não se sinta seguro para ligar e ir à entrevista sozinho, peça ajuda a um amigo. É normal levar um intérprete nessa situação.


Só isso?
Bom, na verdade, você precisa de um comprovante de endereço, porque só pode se registrar na área que mora ou trabalha. Como dito acima, você precisa da carta do empregador e do passaporte. Mas ao ligar, vale a pena confirmar exatamente quais são os documentos necessários.


Eu pego o NI na hora?
Não, você não recebe o número na hora. Eles mandam o cartão para o seu endereço em um prazo de aproximadamente quatro semanas. Mas antes disso, geralmente em duas semanas ou menos, você vai receber uma carta comprovando que pediu o NI. Mostre essa carta para o seu empregador confirmando que você fez tudo como manda o figurino.
Vale ressaltar que o NI não serve como comprovante de identidade.


Boa sorte e bom trabalho!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sistema educacional britânico

Oferecendo uma grande variedade cursos e tipos de formação, o sistema de ensino no Reino Unido é um dos mais procurados por brasileiros que vão estudar no exterior


Todo cidadão britânico é obrigado a freqüentar o sistema de ensino a partir dos cinco e até os dezesseis anos de idade. Há dois tipos de escola no Reino Unido: as chamadas "state-funded" (que são financiadas pelo governo) e as "independent" (que cobram mensalidades escolares).


Apesar de ser uma comunidade integrada, existem dois sistemas distintos de cursos e qualificações no Reino Unido, sendo que o primeiro inclui a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte e o outro é específico para a Escócia. Porém cada um deles é compatível com o outro.


Pré-escola ou educação pré-preparatória
A educação pré-escolar é oferecida tanto pelo sistema independente quanto pelo governamental. Muitas crianças começam sua educação aos três ou quatro anos, em um curso maternal ("nursery") de uma escola primária.


Educação preparatória
No sistema independente, o curso preparatório (ou primário) é oferecido para crianças de cinco a treze anos. Muitos estudantes internacionais começam aos sete anos, freqüentemente nos internatos, e então são transferidos para o curso secundário no sistema independente, quando completam 11 ou 13 anos.


Educação primária
A maioria das crianças britânicas entra no sistema governamental quando começa o curso primário, aos cinco anos de idade, e geralmente muda para o colégio ou escola secundária aos 11 anos.


Educação secundária
Todas as escolas secundárias no Reino Unido - tanto as governamentais quanto as independentes - ensinam alunos até, pelo menos, os 16 anos de idade, preparando-os para as qualificações GCSE (General Certificate of Secondary Education, similar ao ensino secundário brasileiro) ou equivalentes. Um grande número de estudantes internacionais entra no sistema educacional secundário britânico quando completa onze ou treze anos. Muitos deles freqüentam um internato independente ("boarding school").

Em geral, os estudantes de nível secundário cursam uma série de matérias principais, selecionadas pela escola, e outra escolhida a partir de uma lista de matérias eletivas. As matérias principais incluem Inglês, Matemática, Desenho e Tecnologia, Francês ou Alemão, Biologia, Química, Física, História e Geografia. Já as eletivas englobam Administração, Economia, Música, Religião e outras línguas, como o Italiano, Russo e Espanhol.


Educação pós-dezesseis anos
Após completarem o ensino obrigatório e os exames GCSE, aos 16 anos, os estudantes podem, legalmente, abandonar a escola e começar a trabalhar. Entretanto, a maioria estuda para as qualificações "A-levels" em "tutorial colleges" ou "sixth form colleges". Estudantes internacionais normalmente entram no sistema educacional britânico neste momento, por exemplo, fazendo um curso "A-level" como preparação para o ensino superior ou profissionalizante no Reino Unido.

Neste nível, o aluno tem muito mais liberdade de escolha, embora seja aconselhado a selecionar uma combinação de matérias que o ajude na futura carreira ou em sua vida universitária. Além das matérias tradicionais, o aluno pode escolher dentre uma vasta gama de disciplinas, incluindo Comunicação, Fotografia, Educação Física, Teatro etc.

A maioria dos "tutorial colleges" proporcionam um ambiente de estudo menos formal que os "sixth form colleges". Nos dois casos, porém, as turmas são pequenas, com atenção individual e, no geral, reconhecendo o aluno como adulto.


Educação pós-dezoito anos
Normalmente, os alunos dos "tutorial" ou "sixth form colleges" terminam seu curso secundário aos 18 anos, com uma qualificação "A-level" ou equivalente, e então continuam seus estudos em cursos profissionalizantes ou no ensino superior. As principais opções são:

- "Further Education" - termo utilizado para descrever a educação e o treinamento - em geral profissionalizantes - que acontecem após a idade de término dos estudos, ou seja, dezesseis anos (incluindo cursos técnicos e alguns cursos de graduação). Mais de seiscentos "further education colleges", tanto governamentais quanto independentes, oferecem uma ampla variedade de programas, incluindo cursos de idioma inglês, GCSEs e "A-levels" (ou outros equivalentes), cursos técnicos ou de ofícios, cursos de acesso ("access e foundation courses") e alguns cursos de graduação.

- Ensino Superior ("Higher Education", incluindo cursos de graduação, programas de pós-graduação e MBAs) - este é o termo utilizado para descrever a educação oferecida em universidades, faculdades e instituições que ministram cursos em nível de graduação ou nível superior a este. O Reino Unido tem mais de noventa universidades e mais de cinqüenta faculdades de ensino superior que oferecem uma ampla variedade de cursos, a maioria levando a graduações ou qualificações equivalentes, pós-graduação, MBAs e doutorados.
Variedade
As áreas de formação disponíveis vão desde as tradicionais, como ciências, artes e humanidades, até as opções menos convencionais, como estudos para a paz ou tecnologia da música. Segundo o Conselho Britânico, os cursos baseados nas áreas de negócios, de engenharia e de tecnologia são os mais populares entre os estudantes internacionais.


Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=1774

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Couchsurfing: dormir grátis em sofás desconhecidos por todo o mundo

Eu não topo não, mas para quem é mais aventureiro....


Como economizar em uma viagem evitando ter que pagar alojamento? O quê? Isso é possível? A resposta é: sim! Nos dias de hoje, existe o que se chama couchsurfing e é mais do que um sistema para dormir grátis, mas uma filosofia de viagem.

Já os escoteiros, há muito tempo atrás, costumavam pedir abrigo para uma noite como os antigos peregrinos. Mas essa é uma outra história.

O couchsurfing nasceu nos EUA e depois que Casey Fenton, o fundador, tendo conquistado a bom preço um bilhete de avião para a Islândia, defrontou-se com o problema do alojamento. Nada satisfeito em ter que fazer o “pequeno turista” em um albergue qualquer, inviou 1500 e-mails a estudantes islandeses pedindo hospitalidade e um sofá para dormir. Assim organizou umas férias cheia de novos amigos para conhecer e de lugares incríveis para visitar.

A partir daí, decidiu criar uma comunidade para a “troca de sofás”. A inscrição ao site couchsurfing é obviamente gratuita e na máxima liberdade é possível colocar a disposição o próprio sofá ou procurar uma disponível com a máxima segurança.


Fonte: http://www.viajandaunblog.com/tag/alojamento

Trabalho em Londres

Bem, após esta páscoa maravilhosa de muita comilança, agora são seis e meia da manhã, e antes de ir ao trabalho arrumei um tempinho para escrever.

Não tenho viisto na net nenhum tipo de alerta de falta de emprego para brasileiros que estão em Londres.

Isso me deixa umm pouco mais tranquila. Mais ou menos, já que hoje sonhei com uma nevasca em Londres, e isso quer dizer que estou um pouco tensa ainda com a viagem... rs... rs...

Encontrei algumas coisas na net sobre emprego que estou postando aqui sobre empregos, segue aí:



É fácil encontrar emprego em Londres?" É uma pergunta muito comum que já muita gente me colocou. A resposta depende bastante do tipo de emprego que procuras e das qualificações que tenhas. Mas vamos primeiro aos factos:

- Sim, é verdade que ha mesmo muita oferta de emprego em Londres;

- Sim, é verdade que o ordenado mínimo são £5,50 à hora;

- Sim, é verdade que havendo várias empresas multinacionais na capital, eles necessitam de pessoas que falem outras línguas, inclusívie o Português;

- Mas também é verdade que os empregadores dão preferência às pessoas Britânicas;

- É verdade que mesmo que não haja um Britânico para preencher a vaga, os nativos de língua Inglesa (Americanos, Irlandeses, Australianos, Sul Americanos, Canadianos, etc.), são a segunda preferência dos empregadores;

- Também é verdade que ha muitos Britânicos a falarem várias línguas, inclusívie o português;

- É verdade que nas situações em que os empregadores preferem contratar um estrangeiro é porque também lhes querem pagar um ordenado inferior ao que pagariam se fosse um Britânico.

- É verdade que os empregadores preferem contratar um estrangeiro que já tenha experiência a trabalhar no Reino Unido do que um que só tenha experiência no estrangeiro, ou pior ainda, que não tenha experiência nenhuma em lado nenhum.



Tendo o acima mencionado em atenção é preciso considerar 2 coisas muito importantes antes de se tomar qualquer decisão sobre sair do país de origem, para se aventurarem a vir tentar a sorte no Reino Unido:

- Devem ter algum tipo de qualificação ou experiência que podem utilizar como característica distintiva relativamente a outras pessoas que concorram ao mesmo tipo de cargos que vocês;

- Têm que ter a certeza absoluta de que querem ir para o estrangeiro mais que tudo e que não vão desistir facilmente.



Acho que convém distinguir nesta fase os tipos de oportunidades que podem conseguir e o que podem tentar fazer para as conseguir dependendo do tipo experiência que têm e do emprego que pretendem:



Perfil no.1: Não têm muita experiência nem qualificações e não são fluentes no Inglês

Pessoas que estejam neste caso que queiram mesmo vir para Londres aconselhava tentarem encontrar emprego e alojamento ambos por volta das zonas 4, 5 ou 6 de Londres já que têm que considerar que não será provavel encontrar um emprego que pague muito bem logo ao início, logo viver fora do centro de Londres será a opção mais sensata já que os preços dos quartos são bem mais baixos do que nas zonas mais centrais. Nesse caso convém também evitar candidatarem-se para empregos nas zonas mais centrais porque o custo do transporte diário será demasiado elevado e, logo não irá compensar.



Tipos de empregos mais fáceis para pessoas que preencham o perfil 1:

- Bar/pub, restaurante: o mais fácil é mesmo ir directamente a todos os pubs/restaurantes da zona onde morarem e pedirem directamente se estão a precisar de algum empregado(a) de mesa ou ajudante de cozinha. Alternativamente podem ir a um dos vários sites de emprego e pesquisar por "catering, bar jobs ou waitressing".

- Limpezas: situação semelhante à mencionada acima. Geralmente um empregado de limpezas doméstico podera alcancar melhor salário do que um emprego de limpeza de uma empresa;

- Construção Civil: É um trabalho relativamente fácil de se conseguir principalmente para quem "não tem medo do trabalho" e ganha-se muito melhor do que a trabalhar como empregado de mesa;

- Nanny: Poderás considerar ser uma Nanny ou Au-Pair. Geralmente a Au-pair é contratada do país de origem e vai viver para casa de uma família onde lhe dão cama e comida para além de um pequeno/médio salário e em troca terás que tomar conta dos filhos/crianças e possivelmente ajudar nas limpezas da casa. Já a Nanny pode ou não estar a viver internamente na casa da família e geralmente os seus salários são mais elevados do que os de uma Au-pair. Existem várias agências em Londres para Nanny´s como por exemplo http://www.nannyservice.co.uk/

Já para se encontrar um emprego de au-pair, a agência Multiway, por exemplo, em Portugal, proporciona programas de estudo no estrangeiro enquanto se trabalha como au-pair.



Salário médio: £700/mês



Perfil 2: Alguma experiência ou qualificações no país de origem e com um nível de Inglês razoável:

Estando nesta situação as oportunidades para se encontrar um emprego com um salário mais razoável são melhores do que no Perfil 1 e será possivelmente também mais fácil subir na carreira.



Alguns tipos de empregos relativamente fáceis de conseguir para pessoas que se enquadram neste perfil:

- Trabalhar numa loja: desde que tenham uma boa apresentação, com um certo nível de educação e que sejam bons comunicadores será relativamente fácil encontrarem um emprego numa loja. Lojas conhecidas como a Zara ou a TopShop por exemplo, estão a recrutar constantemente.

- Trabalhar numa área técnica: se tiverem uma qualificação de algo técnico como electricista ou canalizador ou mecânico ou algo semelhante, torna-se muito mais fácil de encontrar emprego e por terem as qualificações necessárias, geralmente estes empregos são bem remunerados;

- Vendedor: empregos para vendedores é do que ha mais nesta capital. É preciso ter-se "jeito" para a venda e ser-se bom comunicador, mas estes empregos de vendedores são, talvez, dos mais fáceis de conseguir para uma pessoa de qualificações médias e daqueles em que se poderá vir a ter salários mais elevados. Senão a curto, será a médio/longo prazo. Por exemplo existe muita a procura por "field sales" ou seja, serias o representante de uma empresa que teria que ir, por exemplo às lojas rectificar stocks de produtos e informar os retalhistas de novos produtos quando são lançados. Geralmente com um emprego de field sales, tens direito a carro, telemóvel, salário básico e comissão dependendo do volume ou valor de vendas atingido. Outros tipos de trabalhos para vendedores passam pelo telemarketing, trabalhar para uma agência imobiliária ou para uma agência de recrutamento entre tantos outros.



Salário médio: £800 - £1100/mês básico + comissao.



Perfil 3: Completaste as tuas qualificações ao nível universitário ou tens muita experiência na tua área inclusivie já no Reino Unido e tens um nível de Inglês muito bom.

Se és um recém licenciado que quer ir trabalhar para o estrangeiro a minha sugestão caso queiras ter um bom emprego no estrangeiro e não ter que passar por empregos não relacionados com o teu curso é candidatares-te só para empresas em Portugal que tenham presenças no estrangeiro e/ou directamente para empresas no Reino Unido na esperança de ter uma entrevista directamente com eles. Caso a segunda opção não acontença, concentra-te em encontrar um emprego numa empresa multinacional que, assim que estiveres lá dentro torna-se muito mais fácil de ires trabalhar para o estrangeiro dentro da própria empresa.

Pessoas com este perfil poderão ter a maior dificuldade em encontrar o tipo de emprego que pretendem porque será aí que estão a batalhar por um emprego face a face com candidatos com um curriculum muito semelhante mas que são Britânicos. É neste tipo de situação que deverão ter que ser mais pacientes e, possivelmente ter que encontrar um emprego que não tenha muito a haver com o que pretendem só para se irem aguentando até encontrarem outra coisa melhor. Por isso é que aconselho a que tentem entrar numa empresa multinacional caso possam. Ou alternativamente se sairam da universidade à pouco tempo então aconselho candicatarem-se ao Programa INOV Contacto que vos irá servir de rampa de lançamento para encontrarem um trabalho no estrangeiro. Têm é que ter em atenção que tanto podem vir parar para Londres como podem ir para a China já que é assim que o programa está definido.



Salário médio: A partir de £1200



Claro que poderão estar a ler este post e achar que não se enquadram em nenhum dos perfis mencionados, mas estas são apenas indicações genéricas e de certeza que não se aplicam para todos, mas espero que ajudem a servir como ponto de partida para alguns.



Relativamente a alguns bons websites que poderão utilizar para tentar encontrar emprego em Londres, aconselho os seguintes:



- www.gumtree.com : ideal para variados tipos de empregos, a mairia anunciados directamente por empregadores em vez das habituais agências de recrutamento;

- www.totaljobs.com : pra todo o tipo de empregos;

- www.monster.co.uk: coloca lá o teu CV e vais ver que só por teres lá o CV vais ter empregadores a telefonarem-te para um entrevista;

- www.londonofficejobs.co.uk

- www.londoncareers.net

- www.london4jobs.co.uk

- www.justlondonjobs.co.uk

- www.jobsite.co.uk

- www.toplanguagejobs.co.uk : podes pesquisar directamente por empregos especificos que requerem o uso da lingua Portuguesa e existem sempre muitos anunciados.



Alternativamente podem fazer uma pesquisa pelo tipo de trabalho que procuram e a sua localizacao no botao de busca para emprego que coloquei no rodapé do blog.



Algumas agencias de recrutamento:

- http://www.berkeley-scott.co.uk/ : se estão desesperados e precisam dum emprego para amanhã, a Berkeley Scott é a agência onde devem ir. Basicamente eles arranjam empregos temporários como empregados de mesa em eventos, congressos, festas, jogos de futebol, jogos de cricket, etc., e estão sempre a precisar de pessoal;

- www.hays.com

- www.manpower.co.uk

- www.roc.co.uk

- www.office-angels.com

- www.reed.co.uk







Language Recruitment Fair é uma feira cujo objetivo é o recrutamento de pessoas com capacidades linguísticas. Empresas como a Bloomberg e a Siemens costumam estar na feira em busca de novos talentos, e ela costuma ocorrer nos finais de outubro.

Portanto, para quem está neste momento à procura de emprego no Reino Unido dentro das mais variadas áreas talvez valha a pena irem fazer uma visita a esta feira e, quem sabe, possam encontrar um emprego na vossa área, e no qual necessitem de utilizar os vossos conhecimentos de Português.

Ela costuma ocorrer por três dias das 9h às 18h no centro de exibições Olympia em Earls Court. A entrada é gratuita mas é necessária a vossa pré-inscrição através do site da Language Recruitment Fair (http://www.languagerecruitmentfair.co.uk)

Para quem estiver interessado em ir, aconselho a levarem uma quantidade de CV's impressos para poderem distribuir pelas várias empresas a exibirem nesta feira de emprego. Tentem também falar com os representantes de cada empresa e tentar perceber se o vosso perfil se enquadra bem para o(s) cargos disponíveis, e caso a resposta seja positiva, tentem convencê-los de que vocês são a melhor pessoa possível para o trabalho. Mas não sejam demasiado insistentes. Têm que falar com as empresas de forma a que eles pensem que eles é que vos acharam a vocês em vez de serem vocês a terem achado a posição em questão.







A grande dúvida da maioria das pessoas que querem vir para londres é em relação ao trabalho, dúvidas sobre o tipo de trabalho, onde procurar trabalho e o que é necessário para poder trabalhar.

Com relação ao tipo de trabalho é relativo à capacidade e formação profissional de cada, via de regra, as pessoas formadas e com experiência e com conhecimento da lingua inglesa não tem a menor dificuldade de encontrar emprego nas mais diversas áreas profissionais.

Para o sucesso profissional em Londres, é fundamental falar bem ingles, sem ingles, apenas trabalhos não qualificados e com os menores salários.

Uma dica básica é preparar um bom curriculo e enviar para todas as agências de empregos e anúncios, envie no mínimo um por dia…

Para trabalhos qualificados é sempre possível encontrar boas vagas on-line, para se ter uma ideia visite os seguintes sites;

Monster jobs - http://monster.co.uk/
Fish 4 - http://www.fish4.co.uk/iad/jobs
Job Site - http://www.jobsite.co.uk/
Gumtree - http://www.gumtree.com/


e o tradicional

JobCentre - http://www.jobcentreplus.gov.uk/JCP/index.html

quinta-feira, 9 de abril de 2009

IBEU concede bolsas para graduação nos EUA

Brasileiros interessados podem se inscrever até 30 de abril


Já estão abertas as inscrições para o programa de bolsas do IBEU (Instituto Brasil Estados Unidos). Em parceria com o IIE (Institute of International Education) de Nova York, a instituição oferece auxílios para brasileiros interessados em cursar a graduação em universidades norte-americanas. Há 18 vagas para as mais variadas áreas, exceto Direito, Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária. As candidaturas podem ser realizadas até o próximo dia 30 de abril.

As bolsas são parciais e podem atingir o percentual máximo de 80% do custo anual do curso, a depender da área e da universidade em que o estudante for admitido. A duração do auxílio é de um ano acadêmico com possibilidade de renovação por todo o curso superior (quatro anos). O programa abrange todas as universidades dos Estados Unidos.

Para participar é preciso ter cidadania brasileira (candidatos com dupla cidadania não podem se inscrever), idade entre 17 e 21 anos, Ensino Médio completo (o candidato pode estar na faculdade, desde que até o penúltimo ano da graduação) e ter excelente aproveitamento acadêmico, de acordo com seu histórico escolar.

Além disso, o candidato deve obter ao menos 213 pontos no teste de proficiência de inglês TOEFL (Test of English as a Foreign Language). É preciso ainda ser solteiro e comprovar disponibilidade de no mínimo US$ 12 mil para pagamento de despesas pessoais durante o curso.

Durante todo o processo de candidatura e seleção o interessado deve obrigatoriamente permanecer no Brasil. Os selecionados irão iniciar o período de estudos entre os meses de agosto e setembro de 2010.


Inscrições
Os candidatos do Rio de Janeiro devem fazer a inscrição pessoalmente no Departamento de Bolsas do IBEU, que fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690 - 10º andar, sala 1.004, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, CEP 22050-000. Devem levar os seguintes documentos:

- uma foto 5x7;
- cópia autenticada da carteira de identidade;
- cópia autenticada do histórico escolar do Ensino Médio;
- e taxa de inscrição no valor de R$100.

Os candidatos de outros estados devem fazer a inscrição por correio. Na carta, com o pedido de inscrição no concurso, devem constar as seguintes informações do candidato: nome e endereço completos; telefone, fax e e-mail (correio eletrônico); e declaração em que afirme preencher todos os requisitos exigidos para participar do concurso. Além disso, devem ser anexar todos os documentos exigidos.

As cartas devem ser devidamente assinadas e encaminhadas ao Instituto Brasil - Estados Unidos - Departamento de Bolsas e Orientação Estudantil, ao seguinte endereço:

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690
10º andar, sala 1.004
Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
CEP 22050-000

Bolsa de viagem Ruy Goyanna

Os estudantes aprovados na Bolsa IBEU/IIE poderão concorrer a uma passagem aérea no valor de até US$ 1.000, por meio do programa de viagem Ruy Goyanna. O auxílio é concedido mediante sorteio, que será realizado durante o Programa de Orientação, no mês de julho.

O IBEU

Instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, o IBEU (Instituto Brasil-Estados Unidos), fundado em 1937, além de oferecer cursos de inglês, concede bolsas e orientação educacional para brasileiros que pretendem estudar nos Estados Unidos. O intuito é intensificar as relações entre os dois países.

As orientações dadas pelo instituto são direcionadas a todos os níveis de educação. Já as bolsas de estudos são oferecidas para graduação em IES norte-americanas e para cursos de inglês voltados a alunos carentes. Os auxílios são concedidos em convênio com o IIE (Institute of International Education de Nova York.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ibeu.org.br, pelos telefones 21- 3816 9400 e 2255 9355 ou pelo e-mail ibeu@alternex.com.br.


Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=2194

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ACADEMIAS DE VERÃO DAAD 2009

Para jovens cientistas e estudantes avançados, as Academias de Verão Alemãs são uma ótima oportunidade para conhecer, em ambiente internacional, as mais recentes novidades e métodos das áreas das pesquisas contemporâneas. Ao mesmo tempo, as Academias de Verão permitem seus participantes vivenciar o ambiente universitário do país e fazer contatos com professores das instituições alemãs.

Neste ano de 2009, o DAAD fomenta novamente 24 Academias de Verão, que podem ser consideradas entre as melhores em suas áreas internacionalmente. Com os recursos do DAAD, as universidades organizadoras destas Academias de Verão oferecem bolsas (geralmente apenas parciais) para os participantes internacionais.

ATENÇÃO: A seleção dos bolsistas é realizada pelas próprias universidades. Portanto, pedidos de informações, esclarecimentos e bolsas devem ser encaminhados diretamente às universidades organizadoras das Academias de Verão.


No link abaixo, vocês encontrarão a relação das Academias de Verão fomentadas pelo DAAD e hyperlinks para páginas com informações (em inglês) sobre cada uma delas:
http://rio.daad.de/download/Sommerakademien_2009.pdf

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: http://rio.daad.de/shared/programas_especiais.htm

Conferir prazos para candidaturas nos links de cada Academia de Verão

sexta-feira, 3 de abril de 2009

BOLSAS PARA ESTUDOS ACADÊMICOS - ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS OEA - CHINA

O governo chinês, através do seu Ministério da Educação, em cooperação com o Departamento de Desenvolvimento Humano da OEA, oferece bolsas de estudos para graduação e pós-graduação em diversas áreas, para estudantes internacionais, a partir de setembro de 2009.

INSCRIÇÕES ATÉ: 20 de maio de 2009.

Todas as informações estão disponíveis no site oficial:
http://en.csc.edu.cn/lianhua/Default.aspx?cid=19

Dúvidas sobre inscrições e seleção devem ser endereçadas á:

Sr. Wang Guoping: gpwang66@yahoo.com
Sr. Tan Minxing: tan_minxing@mfa.gov.en
Sr. Liu Jiangyi: jiangyiliu@yahoo.com.cn

quinta-feira, 2 de abril de 2009

BOLSAS PARA ESTUDOS DE PÓS GRADUAÇÃO - OEA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS

Olá pessoal, tudo bem??

Acho bem interessante esse edital, vale a pena para os que estão querendo fazer pós em um país pertencente a OEA. Não sabe quais são os países membros? Visite o site: http://www.educoas.org

Eu sou bolsista de uma pós graduação a distância de uma instituição do Peru, e acho muito interessante o trabalho da OEA. Fiquei muito orgulhosa em ser a única brasileira a receber a bolsa no edital da instituição, e fiquei em segundo lugar do ranking.

As inscrições estarão disponíveis a partir de 01 de abril de 2009.


Ciclo acadêmico 2010/2011: os estudos começarão entre janeiro de 2010 e março de 2011, dependendo do programa acadêmico de cada universidade.

O formulário de solicitação de bolsa é um documento eletrônico e deve ser solicitado junto ao endereço:
https://www.oas.org/fms/Announcement.aspx?id=128&Type=1&Lang=eng


Qualquer esclarecimento sobre o formulário deve ser solicitado através do e-mail oficial: : scholtechassist@oas.org

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE REQUISITOS E PROCESSO DE SOLICITAÇÃO, DIRETAMENTE NO E-MAIL OFICIAL DA OEA:
Scholarships@oas.org

SITE OFICIAL OEA: http://www.educoas.org

http://www.educoas.org/portal/es/oasbecas/anuncio10-11.aspx?culture=es&navid=9